segunda-feira, 8 de junho de 2009

Giro pela América do Sul

Argentina

Faltam 3 rodadas para o término do Clausura 2009. Somente quatro equipes continuam com chances de título. Lanús, Vélez, Huracán! e Colón.
O lider Lanús tem um ponto de vantagem sobre o segundo colocado e é o time que mais venceu no torneio, 11 vezes.
O Vélez aparece em segundo e tem a chance de assumir a ponta da tabela já que tem confronto direto com o Lanús, o clube aliás, é dono da melhor defesa, sofreu 12 gols e perdeu apenas uma vez.
O Huracán está apenas um ponto atrás do Vélez, mas tem adversários mais dificeis, como San Lorenzo e o próprio Vélez, nada que faça o melhor ataque da competição perder as esperanças de levantar o caneco.
Com seis pontos de diferença para o primeiro colocado, o Colón terá que torcer muito para ser campeão, além é claro de vencer clubes fortes como Estudiantes e Boca.
O goleador do Clausura é Daniel Montenegro do Independiente, com 12 gols. Mas o sempre perigoso e artilheiro do Lanús, José Sand segue na briga com 10 gols. Mesmo número de Carlos Luna do Tigre e Esteban Fuertes do Colón.

Paraguai

Campeão do Apertura de 2008 e vencedor de seis dos oito últimos campeonatos nacionais o Libertad ainda sonha com o título do Apertura 2009. A diferença para o primeiro colocado é de 4 pontos. Isso porque na última rodada uma derrota por 4 a 0 para o Guaraní fez a diferença saltar e deixar mais distante o título há 5 rodadas do fim. A esperança é o ataque, que marcou incríveis 40 gols em 17 partidas.

O lider é o Cerro Porteño, justamente o clube que venceu os dois campeonatos paraguaios nos últimos oito. O clube levou apenas 6 gols em 17 jogos e venceu 11 partidas. Na próxima rodada o Cerro tem o clássico contra o Olimpia, terceiro colocado e dois pontos atrás do Libertad. No jogo de ida os clubes se enfrentaram e o Olimpia venceu por 2 a 0.

Goleadores:
Pablo Velázquez do Rubio Ñú com 11 gols.
Daniel Ferreira (Brasil) do Luqueño com 10 gols.
Carlos Gutiérrez (Guatemala) do Olimpia com 9 gols.

Uruguai

Defensor e River Plate disputam o título uruguaio de 2009. Os dois maiores clubes do país decepcionam suas torcidas. O Nacional aparece somente na quarta colocação e o Peñarol na sétima.
Na última rodada o lider joga fora de casa, o Defensor enfrenta o Juventud (14º) precisando vencer para ser campeão, ou torcer pela derrota do River Plate que em casa enfrenta o Liverpool(5º).
Os artilheiros do campeonato são Jorge Zambrana do River com 10 gols e Diego Ifrán do Danubio com 8.

Chile

Apertura 2009. Oito equipes estão classificadas para a próxima fase, nesta ordem.
1 U. Española, 2 U. de Chile, 3 Everton, 4 S. Morning, 5 U. Católica, 6 M. Iquique, 7 A. Italiano e 8 O'Higgins.

Fora dos playoffs o Colo-Colo está perto de perder seu principal jogador, o argentino Lucas Barrios. De férias em seu país, ele nem viajou para a pré-temporada do clube e espera propostas do exterior.

Terça-feira passada um dos maiores ídolos do futebol chileno se despediu do futebol. Com o estádio Nacional lotado e a presença de Enzo Francescoli, Ariel Ortega e David Trezeguet, el 'matador' Marcelo Salas fez três gols e deu adeus aos campos. Salas disputou a Copa de 98 e jogou em grandes clubes do futebol mundial, como River Plate, Lázio e Juventus.

Salas que marcou mais de 250 gols na carreira é o goleador máximo da seleção chilena com 37 gols. Além disso é o segundo maior marcador em eliminatórias com 18 gols em 32 jogos, atrás apenas do argentino Crespo que tem 19.
Imagens do site http://www.prensafutbol.cl/

Nenhum comentário:

Postar um comentário