terça-feira, 7 de julho de 2009

Sai hoje o campeão do Apertura no Chile

No estádio Santa Laura se enfrentam hoje Unión Española e Universidad de Chile pelo título do Apertura 2009. O resultado de 1 a 1 no primeiro jogo da decisão no último domingo dá a vantagem de empate sem gols para a equipe do Unión Española. Empate por 1 a 1 leva a partida para a prorrogação e pênaltis. Qualquer empate por mais de 2 gols garante o título a La "U".

A partida marca também a despedida do técnico uruguaio Sergio Markarián da U. Chile, devido ao relacionamento com os dirigentes do clube.

Na primeira fase a La "U" teve a segunda melhor campanha, atrás apenas do rival de hoje. Foram 17 jogos, 9 vitórias, 4 empates e 4 derrotas. Na fase eliminatória uma ótima vitória fora de casa por 4 a 1 contra o Audax Italiano deu a impressão de que a vaga estava garantida, mas o jogo de volta serviu para alertar e assustar a equipe, derrota por 4 a 2. Na semifinal o adversário era o Everton, melhor defesa da competição na primeira fase. Uma derrota por 1 a 0 na partida de ida e uma vitória por 3 a 1 definiram a vaga na final e a eliminação do atual campeão do Apertura.

Sem levar o caneco chileno desde 2004, quando foi campeão do Apertura, a equipe tenta seu 13º nacional. Em 2005 e 2006 os azuis ficaram com o vice, ao perderem para Universidad Católica e Colo-Colo.

Primeiro lugar na fase inicial com 38 pontos e segundo melhor ataque do torneio com 38 gols "os hispanos" jogam em casa precisando não levar gols para conquistar seu sétimo título nacional.

Ano passado o chileno Luis H. Carvallo assumiu a equipe e a salvou do rebaixamento. Depois de uma reformulação no elenco e de liderar o torneio com grandes apresentações, ele espera o título para consagrar este período, da degola ao lugar mais alto.

Depois de brilhar na primeira etapa, os hispanos passaram pelo O'Higgins com um empate por 1 a 1 e uma massacrante goleada por 6 a 1. Na semifinal a fórmula foi parecida. Contra a Universidad Católica um empate sem gols fora e outra goleada em casa, 4 a 2. No primeiro jogo da final o time conquistou mais um empate, 1 a 1. Será que a história vai se repetir e vem mais uma goleada por ai?

Um comentário: