sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Apertura 09

Começou neste fim de semana o torneio Apertura 2009. Após as incertezas geradas pelas dívidas dos clubes e o adiamento da primeira rodada em uma semana- estava previsto para dia 14, finalmente a bola rolou nos gramados portenhos.

E só rolou porque segundo a imprensa argentina, na semana passada o governo aceitou pagar 600 milhões de pesos (não confirmados) para transmitir o torneio em TV aberta, o que gerou críticas da oposição, já que o valor representa o dobro do que pagava a TV a cabo.

Os times estão bem diferentes daqueles que terminaram o Clausura. O mercado foi bem movimentado e a exemplo do que acontece no Brasil, os argentinos viram as revelações deixarem seus clubes rumo a outros países. No caso dos hermanos a Itália e o México são os destinos mais comuns.

Mas saindo da área política e econômica, o Apertura começou com o atual campeão VélezSarsfield vencendo o Colón por 1 a 0 em Santa Fé. O gol da vitória foi marcado por JonathanCristaldo aos 83 minutos.

O vice-campeão Huracán que viu vários titulares irem embora depois da boa campanha no Clausura 09, perdeu em casa para o Lanús por 2 a 1. Salcedo marcou duas vezes para o Lanús e Leandro Diaz descontou para o Globo.

Em plena Bombonera os Xeneizes decepcionaram e ficaram no empate com o Argentinos Juniors. E o time da casa saiu perdendo, aos 30’ Gabriel Hauche e aos 45’ Nicolas GianniGuillermo Marino descontou aos 47’ e empatou em seguida, aos 51’. fizeram para os visitantes. O desastre ficou menor no começo da segunda etapa, quando

O campeão da Libertadores 2009 Estudiantes largou bem ao bater o Arsenal de Sarandí. Longe de casa a equipe não se intimidou e marcou logo aos 8’ com Mauro Boselli. Aos 45’ Christian Cellay ampliou e deu a vitória ao Estudiantes.

A maior decepção da rodada de abertura foi o River Plate. Os millionários foram até o estádio Florêncio Sá enfrentar o Banfield e perderam por 2 a 0. Os corinthianos devem lembrar bem (ou preferem esquecer) de Santiago Silva, uruguaio conhecido por aqui como ‘El Tanque’. Pois foi ele que marcou o primeiro gol do jogo aos 2’. Seu compatriota Sebastián Fernández decretou a vitória aos 32’.

Quem lidera a competição é o San Lorenzo. A equipe de venceu por 3 aAtl. Tucumán no estádio do Gasômetro. G. Bergessio, J. Menseguéz e P. Pintos marcaram para o time da casa e D. Barone descontou para o Tucumán.

Outros resultados.

Independiente 0x1 Newell’s (gol de Juan Insaurralde)

Chacarita Jrs 1x2 Tigre (Lázzaro duas vezes para o Tigre e D.Pereira para o Chacarita)

Rosário Central 1x0 Racing (Gervásio Núñez)

Gimnasia 0x2 Godoy Cruz (M. Jara e F. Higuain)

No próximo post as transferências que agitaram os clubes argentinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário