domingo, 27 de setembro de 2009

Novo rei da Argentina?

Nada de River e Boca. O time que impõe respeito e bom futebol, aliado a grandes resultados é o Estudiantes.

Se no Clausura 2009 a equipe ficou em 6º lugar por causa da disputa da Libertadores, os Pinchas sobram no Apertura. Para comparar, em todas as 19 rodadas do Clausura 2009 o clube dirigido por Alejando Sabella conquistou 8 vitórias. Neste início já são 5 em 6 disputados. A diferença fica mais clara se compararmos as seis rodadas do torneio passado com o atual. Naquela ocasião o clube de La Plata tinha apenas uma vitória, um empate e quatro derrotas.

Já garantido na Libertadores do ano que vem por ser o atual campeão, o Estudiantes busca seu quinto título nacional. O último triunfo foi no Apertura 2006, quando empatou em pontos com o Boca e venceu no playoff por 2 a 1. Sem vencer desde 1983 o título veio com o retorno do craque Verón, num time que tinha entre outros Mariano Pavone - hoje no Betis e Jose Sosa, atualmente no Bayern.

O momento dos Pinchas é tão bom que la Brujita Verón afirmou ao jornal Olé que a equipe atual lembra um pouco alguns grandes times em que jogou. "Con la Lazio, por la solidez. Un poco con el Parma. Pero por juego, creo que con el que más se parece es con el Manchester United", disse.

Outro dado importante nessa atual campanha é o poder do ataque pincha. São 15 gols em 6 jogos, uma média de 2,5 por partida e conta com o vice-artilheiro da liga, Mauro Boseli com 5 tentos. Pode não parecer muito, mas num campeonato que até aqui é marcado pela baixa média de gols (chegou a 1,7 na quarta rodada), é um marco significativo.

A mais recente vítima do ataque foi o Boca. Em La Plata o veterano José L. Calderón de 38 anos e o jovem Enzo N. Pérez de 23, marcaram para derrotar os xeneizes, que se complicam a cada rodada.

História

Em 1905 um grupo com a maioria formada por estudantes universitários se reuniu para criar o seu clube de futebol. Com tantos estudantes presentes o nome foi aceito.

No ano seguinte uma Assembléia decidiu as cores do clube, baseadas nas cores do Club Alumni, equipe que representava os alunos do English High School.

Hino

No te declares jamás vencido,
aunque mil veces en la lucha caigas,
que caer no es ceder si has conseguido,
levantarse de nuevo en otras tantas.
ADELANTE ESTUDIANTES ADELANTE !!!!
Con el aire cabal del vencedor,
la derrota y el triunfo son instantes,
y el laurel no es eterno en su verdor,
horizonte sonoro de clarines,
y muchedumbre de pañuelos blancos,
a tanta gloria permanente marco,
y alboroto triunfal de banderines.
No te declares jamás vencido,
aunque mil veces en la lucha caigas,
que caer no es ceder si has conseguido,
levantarse de nuevo en otras tantas,
ADELANTE ESTUDIANTES ADELANTE !!!!
con el aire cabal del vencedor,
la derrota y el triunfo son instantes,
y el laurel no es eterno en su verdor,
ADELANTE ESTUDIANTES ADELANTE !!!!
con el paso marcial animo tenso,
alta la frente, ilasado el pecho,
y la casaca bicolor triunfante !!!!!

Distintivos




Títulos
Mundial 1968,
Libertadores 1968, 1969, 1970 e 2009
Argentino 1967,1982, 1983 e 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário