segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Breve análise do Brasileirão 2009

Na era do Brasileiro dos pontos corridos, somente o São Paulo campeão de 2007 foi melhor que o atual líder do Brasileirão 2009. Com 27 rodadas disputadas o alviverde lidera a competição com 53 pontos e apenas 4 derrotas. Campanha similar teve o seu rival na disputa pelo título de 2006 com a mesma pontuação e número de derrotas até a rodada em questão. Melhor que isso só o tricolor de 2007, que a essa altura já tinha 60 pontos – 9 de vantagem para o segundo- e 3 derrotas. Em 2007 o São Paulo venceu o campeonato com 4 rodadas de antecedência. No final foram 15 pontos de vantagem sobre o vice Santos.



Tendo como base apenas os campeonatos de pontos corridos, disputados desde 2003, dos clubes que terminaram o torneio no chamado G4 e com vaga na Libertadores, apenas um estava fora na 27ª rodada. Somente em 2006 todos se classificaram e em 2007 três ficaram de fora.

Ou seja, se tomarmos como base os torneios anteriores, é bem provável que três clubes entre Palmeiras, São Paulo, Atlético MG e Goiás estejam na próxima Libertadores. Palmeiras, São Paulo e Atlético MG parecem mais perto desse objetivo. Entre Goiás, Inter e vá lá Flamengo e Grêmio fica a disputa pela última vaga.



Na zona de rebaixamento a situação é semelhante. Em três de seis edições, os clubes que estavam no R4 na 27ª rodada acabaram caindo. Em duas edições (2005 e 2008) apenas um dos quatro times conseguiu se salvar e apenas em uma (2004) dois se safaram.

Fluminense e Sport estão bem perto da série B. Já Náutico, Botafogo e Santo André ainda sonham em escapar da degola.



Os adversários dos cinco primeiros. (em negrito times que podem complicar)



Palmeiras (Avaí, Náutico, Flamengo, Santo André, Goiás, Corinthians, Fluminense, Sport, Grêmio, Atlético MG e Botafogo)



São Paulo (Coritiba, Flamengo, Atlético MG, Santos, Inter, Barueri, Grêmio, Vitória, Botafogo, Goiás e Sport)



Atlético MG (Botafogo, Cruzeiro, São Paulo, Vitória, Fluminense, Goiás, Flamengo, Coritiba, Inter, Palmeiras e Corinthians)



Goiás (Botafogo, Cruzeiro, Sport, Avaí, Fluminense, Palmeiras, Atlético MG, Atlético PR, Santo André, Flamengo, São Paulo e Vitória)



Inter (Náutico, Atlético PR, Fluminense, Grêmio, São Paulo, Botafogo, Barueri, Santos, Atlético MG, Sport e Santo André)

Nenhum comentário:

Postar um comentário