quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Campeonatos sulamericanos chegam ao fim


O ano está para acabar e os países sulamericanos vão conhecendo seus campeões nacionais e representantes da próxima Libertadores.


Em terras tupiniquins o Flamengo levou o título depois de 17 anos, em um torneio pra lá de imprevisível. Junto com o rubro negro Internacional, São Paulo e Cruzeiro jogarão a Libertadores, ao lado claro do Corinthians campeão da Copa do Brasil.


Na terra de nuestros hermanos argentinos o campeão será conhecido no próximo fim de semana. Banfield e Newell's lutam pelo caneco e ambos pegam fortes adversários, Boca e San Lorenzo respectivamente. Boca aliás que fará companhia ao rival River Plate e somente assistirão a Copa Libertadores. O Estudiantes como atual campeão do torneio sulamericano no entanto, estará presente. Vélez, Colón e Lanús são os outros classificados.


No Uruguai, o tradicionalíssimo Nacional conquistou com antecedência o campeonato de 2009, O rival Peñarol que há algum tempo não aparece na Libertadores luta no máximo pelo quarto lugar na rodada final. Cerro e Racing são os outros classificados.




Os chilenos viram nesse começo de mês o clube mais tradicional do país comemorar mais um título. O Colo-Colo goleou o Universidad Católica por 4 a 2 e impôs ao adversário sua segunda derrota em 23 partidas, mas insuficiente para levar o troféu. Por lá aliás, a pífia campanha do Univ. do Chile terminando em 10º lugar merece destaque negativo. No entanto, o clube junta-se ao Univ. Católica e Colo-Colo para a disputa da Libertadores.


Os venezuelanos terão que esperar até a última rodada, que acontece domingo, para conhecer o campeão do Apertura. Dep. Italia, Caracas e Dep. Táchira possuem chances de título e estão classificados para a Libertadores.


No Paraguai dois clubes chegam a última rodada empatados em número de pontos e vitórias. Nacional e Libertad. O Nacional teve até a chance de ser campeão, mas perdeu para o concorrente por 2 a 1. Ambos estarão na Libertadores ao lado do Cerro Porteño.


O Dep. Quito derrotou o Dep. Cuenca e levou mais uma vez o bi-campeonato no Equador. Em terceiro lugar ficou o Emelec e a campeã da Copa Sul-Americana LDU terminou na quarta colocação. Os três primeiros garantiram vaga na Libertadores.


Real Potosí e Bolívar empataram ontem pelo primeiro jogo decisivo do campeonato nacional. Domingo eles voltam a se enfrentar, desta vez em La Paz para definir o campeão boliviano. As duas equipes se classificaram para o torneio continental. o Blooming é o outro classificado.


Na Colômbia, de camarote o Independiente de Medellín espera a decisão do grupo B para conhecer seu adversário na final da Copa Mustang 2009 II, uma espécie de Clausura deles. A rodada decisiva acontece domingo. Somente o Once Caldas tem vaga garantida na Libertadores até o momento.


Os Peruanos também esperam ansiosamente domingo chegar, isso porque Universitário e Alianza Lima decidirão o nacional. O Universitário venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e pode empatar para soltar o grito de campeão, ou melhor, campeón. Os dois clubes da capital estão na Libertadores, ao lado do Juan Aurich.

Nenhum comentário:

Postar um comentário