terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Janis Joplin


Há 67 anos nascia em Port Arthur aquela que é considerada uma das melhores cantoras do mundo. De voz forte e marcante Janis Lynn Joplin ficou conhecida no fim da década de 1960, como vocalista do grupo Big Brother and the Holding Company.

Biografia

Antes de entrar para a banda ela viu sua vida mudar quando saiu do Texas e foi para São Francisco. Lá ela cantava folk e começou a usar drogas, como heroína. Ao retornar para sua cidade natal Joplin conheceu os rapazes do Big Brother and the Holding Company.

No verão de 1967 a banda lançou o seu primeiro álbum após assinar contrato com a Mainstream Records. Neste mesmo ano durante o Festival de Música Pop Internacional de Monterey, na Califórnia, o grupo apareceu para o mundo. O festival hippie teve ainda grandes nomes da música mundial como Jimi Hendrix.

Depois do sucesso Joplin saiu do grupo e formou ainda outros dois conjuntos, o Kozmic Blues Band e o Full Tilt Boogie Band. No total ela gravou 3 discos antes de morrer. Após a sua morte, outros 3 discos foram lançados, entre eles o álbum Pearl (1971), com o sucesso Mercedes-Benz, escrito pelo poeta Michael McClure.

Assim como outras estrelas da música, como Jimi Hendrix, Jim Morrison e depois Kurt Cobain, Janis Joplin morreu aos 27 anos em fevereiro de 1970. Vítima de overdose de heroína ela teve seu corpo cremado e suas cinzas forma jogadas no oceano.

Filme

De acordo como o portal UOL, o diretor Fernando Meirelles vai dirigir um filme sobra vida da cantora. As filmagens serão financiadas por investidores americanos que já teriam escolhido a atriz Zooey Deschanel para o papel de Joplin. Meirelles é diretor de Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel e Ensaio Sobre a Cegueira.

Frases Famosas

"Eu trocaria todos os meus amanhãs por um único ontem".

"Algumas vezes a música é a única forma de melhorar a vida".

"Se você não quer nada, não se conforma, você não sente dor, sofrimento. Blues é querer uma coisa que você não tem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário