quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Mozart

Há 254 anos na cidade austríaca de Salzburgo nascia o último dos sete filhos do músico Leopold e Anna Maria Pertl, seu nome Johannes Chrysostomus Wolfgang Gottlieb Mozart, mais tarde mundialmente conhecido por Wolfgang Amadeus Mozart, um dos compositores de música clássica mais populares do mundo.

Já aos 5 anos o garoto já se apresentava para a realeza européia. Já um jovem de 17 anos ele foi contratado pela corte de sua cidade natal e em 1781 mudou-se para a capital Viena, onde ganhou destaque por seus concertos e aulas particulares. Nessa época compõe Idomeneo e O Rapto do Serralho.

Em 1782 aos 24 anos Mozart casou-se com Constanze Weber, segundo a história, contra a vontade de seu pai.

Quatro anos depois, em 1786, Mozart compôs a sua primeira ópera com a ajuda de Lorenzo da Ponte, com o nome As Bodas de Fígaro. Apesar de não ter feito sucesso em Viena, a música torna-se atração em Praga, o que lhe rendeu uma encomenda. Depois de trabalhar em sua nova obra, Mozart compôs aquela que é considerada a sua melhor obra Don Giovanni.

No início da década de 1970 Mozart compõe suas últimas óperas A Flauta Mágica e A Clemência de Tito. Em dezembro de 1971 aos 35 anos o gênio austríaco falece e é enterrado em Viena. A causa da morte de acordo com estudos foi uma infecção bacteriana depois de uma simples inflamação de garganta.

Em 1984 o diretor Milos Forman e o roteirista britânico Peter Schaffer levam a vida do compositor ao cinema com o filme Amadeus. Indicado a 53 prêmios o drama ganha entre outros 8 Oscars (inclusive o de melhor filme), 4 Globos de Ouro e 1 DGA.

Sobre o Filme:

titulo original: (Amadeus)
lançamento: 1984 (EUA)
direção: Milos Forman
atores: F. Murray Abraham , Tom Hulce , Elizabeth Berridge , Simon Callow , Roy Dotrice
duração: 158 min
gênero: Drama
status: arquivado
ficha técnica:

* título original:Amadeus
* gênero:Drama
* duração:02 horas e 38 minutos
* ano de lançamento:1984
* estúdio:Orion Pictures Corporation
* distribuidora:Orion Pictures Corporation
* direção: Milos Forman
* roteiro:Peter Shaffer, baseado em peça de Peter Shaffer



Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário