segunda-feira, 12 de abril de 2010

Matt Damon vive um confuso executivo em O Desinformante!


Neste fim de semana de frio reservei algumas horas para assistir ao filme O Desinformante! (The Informant!) com o talentoso Matt Damon no papel principal e participação de Scott Bakula. O filme de Steven Soderbergh baseia-se numa história real e gira em torno de mentiras contadas por Mark Whitcare (Matt Damon).

A comédia é inteligente, nada de frases e atos forçados para o expectador rir a qualquer custo. A trama mostra o cotidiano de Whitcare um bem sucedido executivo na fábrica de milho, ADM, no começo da década de 1990. No entanto um telefonema denunciando um suposto sabotador na fábrica, muda o rumo de sua vida. Whitcare começa a trabalhar com o FBI e se torna (des) informante do governo, denunciando formação de cartel na empresa que trabalha.

Sentindo-se um agente secreto a serviço do governo, Whitcare ainda acredita que conseguirá uma promoção na ADM, e passa a usar fitas para gravar conversas e provar a formação de cartel. Mas as fitas e os relatos narrados por Whitcare acabam confundindo mais os agentes do FBI e talvez até a si.

A atuação de Damon no papel do executivo é sensacional, as diversas faces que ele dá a um mesmo personagem e suas confusões numa comédia um tanto quanto diferente valem os 108 minutos de filme. Ao assistir lembre-se de desconfiar de tudo que ouvir.

Ficha técnica:
O Desinformante/ The Informant
Comédia, Drama, Suspense.
Lançamento: 2009.
Direção: Steven Soderbergh
Duração: 108 minutos
Elenco: Matt Damon, Scott Bakula (Jonathan Archer de Star Trek: Enterprise), e Melanie Lynskey ( a Rose de Two and a Half Man).

Nenhum comentário:

Postar um comentário