quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Flu lidera, mas vantagem diminui

Acabou há pouco a trigésima terceira rodada do Brasileirão e daqui pra frente não há mais pontos a perder para quem almeja o titulo e para quem foge da série b. Faltando apenas cinco jogos para o fim do torneio, algumas coisas já podemos afirmar e dificilmente erraremos, como o evidente rebaixamento do Prudente.

BRASILEIRÃO/CORINTHIANS X AVAÍ Mas comecemos pela parte de cima da tabela, onde Fluminense, Corinthians e Cruzeiro travam um amigável e respeitoso duelo pela ponta. Sim porque a maneira como tais equipes perderam pontos é tamanha que até o Botafogo encostou, isso mesmo, o Fogão do “Papai Joel”, que já começa a provocar a arbitragem, bisonha.

Desses quatro a campanha do alvinegro carioca parece mais simples, com Avaí, Ceará e Grêmio fora, Internacional e Prudente no Engenhão. Não seria exagero calcular no mínimo dez pontos. O Cruzeiro chegou com pinta de campeão, mas logo começou a vacilar e da liderança foi parar na terceira posição. O futuro da Raposa é incerto, talvez o mais difícil. Vitória, Corinthians e Flamengo como visitante, Vasco e Palmeiras em Minas. Alguém arrisca mais de nove pontos? Eu não.

dalessandro031110alexlops Fluminense e Corinthians lideram o campeonato desde o início e alternam na liderança. Nas últimas rodadas bobearam um pouco, mas a recuperação veio a tempo. O Timão tem jogos complicados, entre eles o clássico com o São Paulo, Cruzeiro no Pacaembu e Vitória na Bahia. Nas duas partidas finais enfrenta o Vasco como mandante e o Goiás no Serra Dourada. O mínimo possível para um candidato ao título seria 11 pontos. O Tricolor de Nelson Rodrigues também tem um derby, contra o Vasco. Fora isso, Goiás e Guarani em casa, São Paulo e Palmeiras fora. No mínimo dez pontos.

Caso não alcancem tais pontos, podem perder até mesmo a vaga na Libertadores, isso porque São Paulo, Atlético PR e Grêmio chegaram e aguardam tropeços dos rivais. O time paulista pega dupla de lideres e dois desesperados. Os paranaenses pegam adversários mais fracos e podem pontuar com facilidade. Já os gaúchos precisaram suar contra Santos e Botafogo, além do confronto com o Furacão.

Na zona de rebaixamento o Prudente já fez as malas para a série b e pode cair já na próxima rodada. O Goiás namora a segunda divisão há pelo menos três anos e desta vez apresenta futebol condizente com suas aspirações. O Avaí é forte candidato depois da goleada sofrida ontem e pelo medíocre futebol dos últimos jogos. A quarta vaga é uma incógnita. O Galo segue sua saga para continuar a elite, mas a má campanha durante todo o torneio pode pesar, atualmente não merece cair. O Bugre fez um bom primeiro turno, no entanto a fase não ajuda, foram somente sete pontos em trinta e seis disputados, com direito a derrota para o Prudente. Os goianos do Atlético GO conseguiram sair da degola, mas confrontos contra Inter, Palmeiras e São Paulo podem atrapalhar. O Vitória respirou, mas uma derrota pode atrair a série b, portanto precisa vencer para não sofrer no final, mas seus rivais são mais fracos, há esperança de vermos dois baianos na primeira divisão.

Dos outros times não se pode esperar muita coisa. Santos e Inter estão apenas cumprindo tabela. Palmeiras, Vasco e Ceará são os aspones do Brasileirão. Cinco pontos separam o Flamengo da zona de rebaixamento, entretanto o clube pontuou nos últimos oito jogos, muitos empates é verdade, mas deve bastar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário