quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Números da Taça Libertadores

tla Qual o país que teve mais participações? Qual teve mais clubes diferentes? E quem mais chegou à final? Veja algumas destas curiosidades.

river campeao tlaOs argentinos além deterem mais títulos (22), contam com o maior vencedor da história, o Independientes, apelidado de Rey de Copas. O país hermano possui ainda o maior número de participações no torneio, foram 145 com 19 clubes distintos. Quem mais jogou por lá foi o River Plate, 30 vezes. Mesmo número de vezes que um argentino chegou à final.

Segundo maior finalista, um a menos que a rival, o Brasil é também o vice em troféus, foram 14. Entretanto, o país é o digamos, mais dmocrático, isso porque 27 clubes já jogaram a competição.

Por mais absurdo que possa parecer, o segundo país com mais clubes diferentes é a Venezuela. Isso mesmo, Venezuela. Os times da terra de Hugo Chávez já participaram 95 vezes, com 22 equipes. Destaque para o Dep. Táchira com 16 aparições.

penarol tla Mas quem mais jogou a principal competição sul-americana foi o uruguaio Peñarol. O primeiro campeão participou de 38 Libertadores e ganhou cinco vezes. Em 2009 0 clube foi eliminado na Pré-Libertadores.

No total 186 times já jogaram o torneio, 22 gritaram campeão, 36 chegaram à final e 7 dos 11 países já tiveram a taça em suas mãos. Apenas Méxic, Peru, Bolívia e Venezuela não venceram, sendo que os dois últimos sequer foram finalistas.

Quer saber mais?Amanhã um pouco sobre a história dos times da Pré-Libertadores. Pra começar, Alianza Lima, Jaguares, Corinthians e Tolima

Nenhum comentário:

Postar um comentário