domingo, 15 de maio de 2011

Boca x River – O ‘Superclásico’

Hoje Buenos Aires promete parar. O maior clássico do futebol argentino às 16h é o motivo. Disputado desde 1908, ou seja, mais de um século, Boca e River Plate sempre é acirrado e apesar do mau momento recente vivido pelas duas equipes, clássico é clássico, ou melhor, é Superclásico.

No começo da temporada o fantasma do rebaixamento ameaçava o River Plate riquelme 338seriamente, mas a boa campanha no Apertura e a participação mediana no Clausura, está em sexto, deram tranquilidade a Los Millonarios. A distância para o líder Vélez Sarsfield é de cinco pontos, a seis jogos do fim do torneio.

Já o Boca começou mal a temporada, principalmente no Clausura. No entanto, as últimas rodadas marcaram a recuperação dos Xeneizes. Já são quatro partidas sem perder e uma vitória no clássico deixaria o time um ponto atrás do River.

O Primeiro Jogo

O dia 2 de agosto de 1908 marcou o inicio da maior rivalidade do futebol argentino. Existe a possibilidade de ter havido jogos antes desta data, mas não há registros para tal afirmação. O mando do amistoso era do Boca Juniors, no campo de Dársena Sud, próximo ao bairro de La Boca. Mesmo neste primeiro jogo poucas informações foram recuperadas. A principal nota é a vitória dos Xeneizes por 2 a 1.

A primeira vitória do River Plate viria no terceiro jogo, no dia 24 de agosto de 1913, já pela primeira divisão no estádio do Racing Club. Esse, aliás, é o primeiro jogo oficial entre as duas equipes. A vitória tricolor por 2 a 1 veio com gols de Cándido García e Ameal Pereyra, Marcos Mayer diminuiu para o Boca.

A Primeira vez na Bombonera

La Bombonera será o palco do encontro de hoje, a casa do Boca começou a ser construída em 1923 e a inauguração foi somente em 1940, amistoso contra o San Lorenzo.

O primeiro clássico foi no dia 30 de junho de 1940 em partida válida pela primeira divisão. O jogo de número 41 entre as equipes marcou a 17ª vitória xeneize, por 3 a 1 com gols de Julio Rosell, Jaime Sarlanga e Ricardo Alarcón. Roberto D´Alessandro fez o gol do River.

Mais curiosidades e dados deste confronto serão postados aqui mais para frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário