terça-feira, 9 de agosto de 2011

Gramado e Cinema Europeu

Começa o Festival de Cinema de Gramado

Acontece até o fim desta semana o 39º Festival de Cinema de Gramado que este ano homenageia com o Troféu Oscarito a atriz Fernanda Montenegro, premiada com o Urso de Prata no Festival de Berlim e indicada ao Oscar em 1999, com “Central do Brasil”. Além disso, o festival traz na abertura o filme “O Palhaço”, dirigido por Selton Mello e com Paulo José no elenco. O longa não concorre a prêmios, pois também é um dos homenageados da maratona de cinema. “O Palhaço” já ganhou este ano quatro Meninas de Ouro no Festival de Paulínia, incluindo melhor direção e melhor roteiro.

O Festival de Cinema de Gramado foi criado a partir de uma Mostra de Cinema, realizada em 1969 e em janeiro de 1973 aconteceu o 1º Festival com “Toda Nudez será Castigada”, dirigido por Arnaldo Jabor e roteiro de Nelson Rodrigues, como vencedor na categoria Melhor Filme. Em 2010 o longa “Bróder”, de Jeferson De faturou o prêmio principal, além do troféu de Melhor Ator para Caio Blat.

Dica de Cinema Europeu

O jornal Folha de S.Paulo lançou neste fim de semana a Coleção Folha de Cine Europeu com 25 filmes em DVD e um livreto com um pouco da história dos longas. Nesta primeira edição quem comprar leva também o volume 2. Entre as obras estão filmes dos diretores Almodóvar, Bertolucci, Eisenstein, Fellini, Godard, Hitchcock e Truffaut. Bela oportunidade para os cinéfilos que curtem cinema europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário